domingo, 21 de outubro de 2012

Minha cidade é linda!!!


A contribuição para o painel de hoje é da leitora Elaine Brito e traz imagem do Centro do município de Paudalho, (Zona da Mata Norte, a 44 km do Recife).
Marcada pela história, a cidade de Paudalho começou a ter suas terras exploradas no fim do século XVI, com o corte do pau-brasil em suas florestas. Reza a lenda que o nome da cidade homenageia uma grande árvore secular, que exalava cheiro  semelhante ao do alho que existia na margem direita do Rio Capibaribe, extremo oeste da Cidade, num lugar chamado Itaíba, onde atualmente fica a Ponte homônima.
A ocupação organizada das terras locais se iniciou com um aldeamento indígena promovido pelos padres franciscanos, resultando na aldeia de Miritiba. A aldeia localizava-se nos extremos de Goiana, Igarassu e Tracunhaém, do lado esquerdo do Rio Capibaribe. Nesta aldeia nasceu o índio poti Felipe Camarão, herói da luta contra a ocupação holandesa. Posteriormente a região cresceu sob o impulso do cultivo da cana-de-açúcar e diversos engenhos estabeleceram-se lá. O primeiro registro é do Engenho Mussurepe, instalado por volta de 1630.

Fonte: Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário